O Santos pode ter a estreia de uma das maiores promessas das categorias de base do clube nesta quinta-feira, às 21h30min, diante da Ponte Preta, na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O atacante Marcos Leonardo, de apenas 17 anos, foi relacionado pela primeira vez pelo técnico Jesualdo Ferreira.
No Santos desde 2014, Marcos Leonardo já fez mais de 100 gols em competições oficiais pelo clube. O jogador foi artilheiro do Campeonato Paulista Sub-13, em 2016, com 25 gols. Para se ter uma ideia da grandeza dessa marca, basta compará-la com as de promessas recentes do Peixe que também alcançaram a artilharia do Estadual da categoria e hoje brilham no profissional: em 2014, Rodrygo fez 19 gols e, em 2009, Gabigol balançou as redes 18 vezes.
No Campeonato Paulista Sub-15, foram duas participações (em 2017 e 2018) e 57 gols marcados, sendo 36 apenas na segunda participação, um recorde absoluto até hoje. Ainda atuando pelo time sub-15, o atacante foi artilheiro da Copa Nike, com nove gols em seis jogos, e eleito melhor jogador da competição, mesmo com a equipe do Peixe caindo nas semifinais (de forma invicta) e ficando apenas com o terceiro lugar.
Foram mais 11 gols em Campeonatos Estaduais em 2019, quando ele passou muito tempo nas seleções de base. Neste ano, ele fez três gols na disputa da Copa São Paulo de Juniores.
Marcos Leonardo chegou ao Peixe em agosto de 2014, aos 11 anos. Ele foi descoberto pelo observador Guilherme Gomes quando jogava na franquia Meninos da Vila de Taubaté. Em entrevista ao DIÁRIO em 2018, ele explicou como encontrou o jogador.
“Quando cheguei, me disseram que já tinham observado ele e que não tinham gostado, mas eu senti que tinha potencial a ser desenvolvido. Eu liguei pro Gustavo (Roma, ex-técnico do sub-13 e sub-15) e falei que tinha encontrado um atacante para ele. O que eu busco sempre observar é se, dentro do jogo coletivo, a individualidade do jogador aparece. Outra coisa que influencia muito hoje é o comportamental do atleta, e a estrutura familiar interfere nisso. Conversei com o pai dele e com o dono da franquia e senti seriedade”, afirmou Gomes.
Comentários
Postar um comentário