O matemático Andres Rueda é o novo presidente do Santos. Aos 64 anos, ele foi eleito com imensa maioria dos votos – 3.936 -, e comandará o clube no próximo triênio, entre 2021 2 2023. José Carlos de Oliveira será seu vice. A segunda colocação ficou com Rodrigo Marino, que recebeu 1.171 votos. O terceiro foi Ricardo Agostinho, com 1.070. Rueda foi segundo colocado nas eleições de 2017, com a mesma votação de Modesto Roma Jr. Ele fez parte do Comitê de Gestão de José Carlos Peres e do próprio Modesto, mas optou por sair.
A votação foi um marco na história do Santos pelo número total de votos, 8.249, contra 5.676 da eleição passada. Além do número expressivo, essa foi a primeira eleição do clube com o voto online. Foram 5.748 pessoas que escolheram seu presidente utilizando a plataforma, fato que facilitou a votação e agilizou a apuração.
PUBLICIDADE
Entre o candidatos, já nas primeiras horas do pleito, Daniel Curi, Miltinho Teixeira e Rodrigo Marino estiveram na Vila Belmiro para deixar os seus votos. Andres Rueda, Ricardo Agostinho e Fernando Silva optaram pelo voto online e divulgaram suas fotos realizando o procedimento. O presidente do clube, Orlando Rollo, e do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira, também votaram na Vila.
A votação teve início às 10 horas e se encerrou às 18 horas, com apuração logo em seguida. A vitória de Rueda começou a ser desenhada desde a contagem inicial dos votos, realizada em cima da única urna de São Paulo, que estava na sede das Federação Paulista de Futebol.
Nela, o representante da Chapa 4 conseguiu 53 dos 95 votos depositados. Na sequência vieram Rodrigo Marino, da Chapa 5 (16 votos), Fernando Silva, da Chapa 1, e Ricardo Agostinho, da Chapa 3, com 10 votos cada, Daniel Curi, da Chapa 6, com 5 votos, e Miltinho Teixeira, da Chapa 2, com 1 voto apenas.
A primeira das 10 urnas apuradas na Vila (número 5) manteve a tendência, e ampliou a vantagem de Rueda, que teve 75 dos 186 votos contra 33 de Rodrigo Marino, o segundo mais votado desta seção. O novo presidente seguiu vencendo os rivais, urna após urna (veja no fim da matéria), até a confirmação do resultado final, que veio com a contagem dos votos online.
Andres Rueda assumirá a presidência do Santos Futebol Clube em janeiro, substituindo Orlando Rollo, mas há a possibilidade de começar a trabalhar antes, em um comitê transitório que viria a ser criado pela gestão do atual presidente em exercício.
Comentários
Postar um comentário