Pular para o conteúdo principal

Cuca x Renato: o que um lado espera do outro em Santos e Grêmio


 

Santos e Grêmio são, ao lado do São Paulo, os times brasileiros que mais vezes levantaram a Copa Libertadores da América — são três títulos para cada. Ao olhar para o banco de reservas das duas equipes, não é diferente: o duelo entre Cuca e Renato Gaúcho, hoje (9), às 19h15, na Arena do Grêmio, põe frente a frente dois dos técnicos mais vencedores em atividade do Brasil.



Ambos já escreveram seus nomes no livro dos campeões da América e estão em busca de repetir a dose. Entre os principais títulos dos dois ainda é possível citar um Brasileirão para Cuca e duas Copas do Brasil para Renato. Um duelo entre dois técnicos tão vitoriosos tem tudo para ser tão estudado quanto uma partida de xadrez.





Santos: Marinho vê jogo "ainda maior" por enfrentar Grêmio na Libertadores

O Grêmio entende que o Santos é um time de transição e com dose de 'imprevisibilidade'. Especialmente com Marinho, que pode arriscar finalização constantemente de fora da área. Acompanhar o meia-atacante de perto é uma das missões prioritárias no duelo.


As presenças de Marinho e Soteldo devem influenciar nas missões dos laterais, tanto direito quanto esquerdo. Mesmo que a dupla santista não fique tão aberta pelos lados, a ideia é aumentar o número de jogadores para reforçar a defesa.



A ideia do Grêmio é acelerar o jogo a partir do meio-campo e no ataque a função de Pepê pode sofrer pequenas variações para gerar superioridade numérica em alguma zona específica.


Cuca vê o Grêmio forte no meio-campo e acredita que a partida na Arena terá o tal setor como fundamental para a vitória. Por isso, a tendência é que o treinador mude o Peixe e fortaleça o meio, que vem tendo apenas Alison e Diego Pituca como atletas de origem.


A estratégia utilizada nos últimos jogos, com Soteldo quase como um antigo camisa 10 só deve ser repetida — dependendo do andamento do duelo — na segunda etapa. Para deixar Soteldo mais livre para se deslocar, Cuca vinha escalando Lucas Braga pela ponta esquerda, auxiliando na marcação para que o venezuelano não precisasse acompanhar as descidas dos laterais rivais.


O Peixe tem algumas opções para a vaga de Lucas Braga, se assim as coisas se confirmarem: Jean Mota e Jobson são as principais delas. Jean foi titular contra a LDU em Quito (EQU) e é a opção mais 'ofensiva', sendo um meia de características de criação. Jobson, por outro lado, vem em baixa, mas já atuou de forma mais adiantada apesar de ser volante de origem.


FICHA TÉCNICA:


GRÊMIO x SANTOS

Competição: Quartas de final da Copa Libertadores

Data e hora: 09/12/2020 (quarta-feira), às 19h15

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Juan Benítez (PAR)

Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)

VAR: Eber Aquino (PAR)


GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz (Orejuela), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Luiz Fernando, Jean Pyerre (Pinares) e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho


SANTOS: John; Pará, Laércio (Lucas Veríssimo), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Jean Mota (Lucas Braga); Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santos relaciona 11 Meninos da Vila para duelo contra o Sport.

 O técnico interino do Santos, Leandro Zago, convocou 23 jogadores para o último jogo do clube na temporada. Entre os relacionados, 11 foram formados nas categorias de base do Santos. Os Meninos da Vila são o goleiro Diógenes, os laterais JP Chermont e Souza, o zagueiro Samuel, os volantes Alison, Hyan, Sandry e Vinicius Balieiro, o meia-atacante Miguelito e os atacantes Guilherme Lima e Luca Meirelles. Nos últimos treinos, três desses atletas se destacaram e devem começar como titulares: Souza, Sandry e Miguelito. Este último terá sua primeira oportunidade como titular em 2024. Leia também: Marcelo Teixeira ignora pressão de torcida e CG e deve manter Gallo no Santos Uma das críticas frequentes da diretoria e da torcida ao técnico Fábio Carille, demitido na segunda-feira (18), era a pouca utilização dos Meninos da Vila, especialmente Miguelito, que vem se destacando pela seleção boliviana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A provável formação do Santos para o duelo contra o S...

Santos tem oito atletas em fim de contrato; veja caso a caso

Bruno Mezenga    O Santos tem oito jogadores com contrato até o fim do ano. E pelo menos cinco deles sairão. O que aconteceu * O presidente Andres Rueda tem mandato até dezembro e não será candidato à reeleição, mas começa a pensar em alguns temas para 2024 com o coordenador técnico Alexandre Gallo e o auxiliar Marcelo Fernandes. Um deles é a permanência ou não de atletas em fim de contrato. * O volante Alison foi contratado neste ano, mas passou por cirurgia no joelho e só deve voltar em 2024. O vínculo deve ser estendido, por obrigação da lei, enquanto ele faz o tratamento. O Menino da Vila tem status de capitão no elenco. * O lateral-direito Júnior Caiçara chegou na reta final da janela de transferências e está ainda está sob avaliação, assim como o atacante uruguaio Maximiliano Silvera, que nem estreou. * Os cinco outros atletas com contrato perto do final devem sair: o centroavante Bruno Mezenga, o lateral Gabriel Inocêncio, o meia Luan Dias, o volante Camacho e o atacant...

Fifa estuda mudança no impedimento que validaria 99% dos gols anulados

 Em entrevista   o ex-árbitro, comentarista e professor da FGV Renato Marsiglia revelou um estudo em andamento na Fifa para mudar a regra do impedimento diante da utilização do VAR. Segundo ele, a ideia vem sendo desenvolvida pelo ex-técnico Arsene Wenger, está em fase de testes e resultaria em mais gols. '99% dos gols anulados seriam validados': "Essa imagem [veja abaixo] é o que o Arsene Wenger quer fazer na Fifa. O que ele está lutando já há uns dois, três anos e que começaram os testes nas categorias de base da Itália e da Suécia. Não vai ser impedimento se o jogador tiver uma parte do seu corpo tocando no corpo do adversário. Segundo o que o Arsene Wenger está lutando, não seria mais impedimento uma perna do jogador na mesma linha de um defensor, inverte o conceito atual. No conceito atual, qualquer parte à frente está impedido. Agora, seria o contrário. Qual é a grande vantagem disso aqui? 99% dos gols anulados seriam validados. E mais: facilita o VAR. Hoje, se tem ...